Submersos

Como O Aumento Do Nível Do Mar Sai Caro Para Todos Nós

Uma Reportagem Investigativa De: Annia Ciezadlo, Journalista, Email, e Preethi Nallu, Journalista, Email

 

Até agora, os cientistas muitas vezes pensavam nas mudanças climáticas como algo do futuro.

Mas um relatório histórico divulgado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU na segunda-feira, 8 de outubro, afirma que sem "mudanças rápidas, abrangentes e sem precedentes em todos os aspectos da sociedade", a temperatura do nosso mundo subirá 1,5°C muito mais antes do que pensávamos —no prazo de 12 anos— o que aumentará a probabilidade de inundações, ondas de calor e secas.

À medida que temperaturas mais altas levam ao aumento do nível do mar e chuvas mais extremas, mais e mais pessoas em todo o mundo estão sofrendo inundações catastróficas.

A Orb Media examinou sete locais em todo o mundo que já viram uma das consequências do aquecimento global: inundações como resultado da elevação do nível do mar e precipitação extrema.

"Uma das principais mensagens que sai deste relatório é que já estamos vendo as consequências de um aquecimento global, com temperaturas mais extremas, aumento do nível do mar e diminuição do gelo do mar Ártico", disse Panmao Zhai, copresidente do grupo de trabalho do IPCC sobre a ciência física das mudanças climáticas.

Seja uma enxurrada em São Paulo, um alagamento repentino em Toronto ou um aeroporto embaixo d'água na Índia, todas essas enchentes têm uma coisa em comum: têm um custo alto. Além das vidas perdidas e dos danos imediatos, cada inundação produz uma série de efeitos em cascata sobre outros custos, como os preços de alimentos, interrupções de negócios locais e danos de longo prazo aos meios de subsistência das pessoas. Muitas vezes a perda mais insubstituível é também a menos tangível: o tempo. As empresas perdem a temporada turística; os agricultores perdem a época de plantio; os alunos perdem semanas de escola.

Os custos humanos e financeiros das inundações relacionadas ao clima já são mais altos, duradouros e extensos do que pensávamos. Um estudo descobriu que um único furacão pode fazer com que a renda nacional de um país (incluindo o Produto Interno Bruto ou PIB) caia por 20 anos. Um outro descobriu que, sem adaptações em grande escala, os transbordamentos dos rios poderiam causar um aumento de 17% nas perdas econômicas globais nos próximos 20 anos.

Clique aqui para a nossa reportagem.

Kerala_1_V6_w_Captions.png
Immokalee_1_V6_w_Caption_Eng.png
Lagos_1_V6_w_Caption.png
Rio_1_V6_CAPTION.png
Beirut_1_V6_w_Caption.png
Toronto_1_V6_w_Caption.png
Hamburg_1_V6_w_Caption.png